quarta-feira, 18 de maio de 2011

Projeto maternal : Se eu não cuido do planeta o que será de mim?!?


Projeto

Título: Se eu não cuido do planeta o que será de mim?!

1. Tema transversal: Pluralidade Cultural
Outros temas transversais: Ética, sexualidade, Meio Ambiente.
Justificativa: Sabendo que o momento em que vivemos, requer um alerta quando falamos em meio ambiente e que o homem vem agredindo nosso planeta de maneira desordenada, procuramos em nossa escola trabalhar com a conscientização das crianças para a preservação e educação em relação ao Meio Ambiente, considerando que os princípios da natureza humana influenciam diretamente no equilíbrio do ecossistema.
2. Conhecimento prévio: Através de rodas da conversa compartilhando com as crianças o trabalho que estaremos iniciando e realizar levantamento de dados sobre as hipóteses que elas têm sobre o meio ambiente.
3. Objetivos para conteúdos conceituais:
• Levantar aspectos ecológicos referentes à água, solo e ao ar, coletando dados a respeito do ambiente que estamos inseridos;
• Valorizar o que a natureza nos oferece;
• Trabalhar o respeito para com a natureza e para consigo mesmo;
• Identificar situações que causam danos ao meio ambiente;
• Desenvolver a criatividade e aprimorar o conhecimento das cores, texturas, formas e aromas;
• Possibilitar o desenvolvimento artístico de cada um, utilizando materiais descartáveis;
• Conscientizar as crianças da importância da preservação do meio ambiente, e da necessidade de reaproveitamento do lixo;
• Sensibilizar a comunidade sobre a importância da coleta seletiva e conhecer técnicas de reaproveitamento dos alimentos e do lixo;
• Conhecer a importância de suas ações em relação ao meio ambiente;
• Demonstrar que a reciclagem pode trazer inúmeros benefícios;
• Atuar para que a educação ambiental faça parte do cotidiano da escola e da comunidade;
• Identificar situações que possam agredir o meio ambiente;
• Reconhecer a importância em preservar animais e plantas em extinção;
• Reconhecer o que cada um pode fazer em beneficio do planeta;
• Promover mudanças de comportamento assegurando melhor qualidade de vida à comunidade.
4. Objetivos para conteúdos procedimentais:
• Observar fatos que prejudicam o meio ambiente;
• Confeccionar diversos objetos e brinquedos com sucatas;
• Representar atitudes que causam danos ao meio ambiente;
• Cantar musica que valorizam a natureza;
• Perceber a importância da preservação da água, ar e solo;
• Criar novas brincadeiras a partir dos brinquedos construídos com sucatas;
• Produzir uma exposição para apresentar as criações com sucatas;
• Observar diferentes texturas que a natureza nos oferece;
• Confeccionar um livro através de desenhos sobre os objetos construídos com materiais descartáveis;
• Demonstrar através de desenhos a natureza e os animais;
• Participar de diferentes brincadeiras proporcionadas pela criação com sucatas;
• Observar a interdependência do homem e a natureza;
5. Objetivos para conteúdos atitudinais:
• Valorizar nosso planeta;
• Despertar o interesse e motivar as crianças e familiares sobre a importância do tema;
• Dar-se conta da necessidade de preservar a natureza;
• Desenvolver o habito em preservar apreciar a beleza do nosso planeta;
• Observar etapas e desenvolvimento das plantas;
• Respeitar os animais valorizando-os;
• Estimular atitudes de respeito com o próximo e com o planeta;
• Ser consciente da importância da coleta seletiva;
• Reconhecer que o planeta pertence a todos;
• Comportar-se de maneira consciente na preservação da natureza e dos animais;
• Praticar e multiplicar atitudes de respeito com o mundo;
• Ser consciente do dever de arrumar o que está sendo destruído;
• Interessar-se pela economia e preservação da água;
• Dar-se conta que cada um pode fazer a diferença;
• Formar-se cidadãos multiplicadores na preservação do meio ambiente.
6. Procedimentos didáticos:
• Conversas informais;
• Confecção de diversos objetos e brinquedos;
• Pinturas;
• Recorte e colagens;
• Musicas sobre o tema;
• Vídeos sobre o meio ambiente;
• Gincanas utilizando recicláveis;
• Atividades orais;
• Fantoches;
• Massinha de modelar;
• Plantio de sementes de girassol, alpiste e feijão;
• Dobraduras;
• Brincadeiras de roda utilizando o tema do projeto;
• Fantoche de sucatas;
• Brincadeiras ecológicas;
• Materiais diversos (sucatas);
• Historias;
• Jogos;
• Vídeos diversos;
• Hora da novidade;
• Cantos diversificados;
• Dobraduras.
Áreas do conhecimento:
Linguagem oral e escrita; Matemática; Artes visuais; Movimento; Natureza e Sociedade e Musica.
Aspectos do desenvolvimento:
Social, cognitivo, perceptivo motor, afetivo.
7. Duração Provável: Anual
Ao final do projeto realizar exposições, com objetos confeccionados com materiais descartáveis, apresentar para os pais de forma que eles também se conscientizem da necessidade de cuidar do meio ambiente.
Confeccionar um cartaz para colocar nesta exposição mostrando os aspectos importantes da reciclagem: diminui a poluição das cidades e dos aterros; pois o volume de lixo diminui; fornecendo matéria-prima para a indústria; proporcionando um meio de vida a muitas pessoas, etc.
Fechar a exposição com a distribuição de cartões realizada pelos alunos aos visitantes da mesma “SEJA CONSCIENTE, CUIDE DO MEIO AMBIENTE”.
8. Bibliografia:
• Ciências- O meio ambiente
Autor: Carlos Barros e Wilson Roberto Paulino
Editora: àtica
• Enciclopédia Encarta- Microsoft
• DVD Castelo Rá-Tim-Bum
• Coleção O baú do professor
• Coleção Dia-a dia do professor
• WWW.recreionline.com.br
• Jornal Cruzeirinho




Marina Grohmann”

Projeto: Esquema – Corporal e Órgãos dos Sentidos:

Alunos Atendidos: Crianças no período Pré-Escolar – 1o ou 2o ciclo de Educação Infantil.

Período: _____________________.( Mês em que será trabalhado)

Duração: De duas a três semanas.

Objetivos:
No final do projeto os alunos deverão ser capazes de:

·         Identificar todas as partes do corpo;
·         Conhecer as partes do corpo;
·         Reconhecer os sentidos;
·         Identificar e diferenciar as partes do próprio corpo com as partes do corpo dos amigos;
·         Vestir-se e desvestir-se sozinhos.

O professor deverá:

·         Estimular as crianças a: rolar, agarrar, sentar, engatinhar, andar em um pé só, andar sobre linhas – Trabalhando assim atividades de Psicomotricidade;
·         Estimular o raciocínio e a atenção;
·         Estimular a Socialização
·         Estimular as crianças a explorar todos os 5 sentidos de forma abrangente.

Culminância:
·         Ginástica orientada com músicas;
·         Montagem de um mural e de dois bonecões para brincar e enfeitar a sala de aula.
Iniciando o projeto com uma dinâmica...

Auto-retrato:

Objetivo:
·         Explorar a forma corporal como veículo de mobilização da fantasia e da criação.

Desenvolvimento:
·         Num primeiro momento organizar a turma em trios e propor a brincadeira do “João Bobo” – Em que um aluno fica no centro com o corpo rígido deixando-se movimentar para frente e para trás pelos dois colegas.
·         Numa segunda brincadeira, ainda nos trios, propor que um aluno seja uma “marionete”- deixando os outros dois colegas manipularem seu corpo, adaptando-o a diferentes posições, de acordo com situações ou sentimentos que queiram expressar. Sugerir que revezem dentro do grupo de três.
·         Numa terceira brincadeira o professor deve orientar, com uma música clássica ao fundo, que os alunos, de olhos fechados, toquem cada parte do corpo: cabeça, cabelos, rosto, braços, mãos, pernas, pés, barriga etc.
·         Em seguida, cada aluno deitará em uma folha grande o suficiente para que a professora ou os colegas contornem o perfil do seu corpo;
·         Todos com seus perfis contornados deverão completar a figura de seu corpo acrescentando detalhes que o identifiquem;
·         É interessante que tenha um espelho grande, onde o aluno consiga se ver inteiro e observe cada detalhe antes de desenhar;
·         Concluir com a montagem de um mural com os auto-retratos do tamanho natural das crianças.


Na “rodinha”:

·         Num segundo momento o professor deve conversar de forma informal sobre cada parte do corpo: boca, nariz, orelhas, braços, mãos, tronco, pernas, pés...
      Para que servem? – O professor deve provocar as crianças com esta pergunta para
      Cada parte do corpo que for citada.

·         Deixar que os alunos se expressem livremente, fazendo as devidas colocações e orientações.

·         Ao fim da conversa sugerimos o trabalho com as músicas já bastante conhecidas em sala de aula, as quais as crianças adoram e encontram-se em um dos CDs que acompanha o presente projeto:

1 - Partes do Corpo:


 
Cabeça, ombro, joelho e pé.
Cabeça, ombro, joelho e pé.
Olhos, ouvidos, boca e nariz.
Cabeça, ombro, joelho e pé.

·         Cantar a música dramatizando-a;
·         Pedir que as crianças mostrem as partes do corpo em si e nos amigos;
Mostrar gravuras e pedir que indiquem as partes do corpo.

2 - Pop Pop:


 
Coloque a mão para frente,
Coloque a mão para o lado,
Coloque a mão para frente,
Balança ela agora
Eu danço pop pop
Eu danço pop pop
Eu danço pop pop
Assim é bem melhor!

( Repetir com todas as partes do corpo possíveis. )

·         Cantar a música dramatizando-a .


3 -  Remexo:

Ponha a mão na cabeça
Ponha a mão na cintura
Dá um abraço no corpo
Dá um abraço doçura
Sai sai sai Oh! Piaba Sai lá da lagoa.

·         Cantar a música dramatizando-a.  

Relaxamento...
Aproveitar a excelente fase da cantora e apresentadora Xuxa e do estímulo que provoca nas crianças, concluir com o relaxamento da música: Feche os olhos – Do CD Xuxa só para baixinhos 1 – Contém em um dos CDs que acompanham o presente projeto.

Todas as músicas contidas no CD que acompanha o projeto são excelentes para serem trabalhadas de forma dramatizada, como uma ginástica cantada.


Se meu corpo falasse...

Ler de maneira lúdica e agradável um ou mais livros da coleção CORPIM de Ziraldo.
Comentar com os alunos o tema principal dos livros:  As partes do corpo e seus sentimentos, pensamentos, ações, ideais e planos futuros.
Propor aos alunos que imaginando a voz de cada parte do corpo respondam perguntas como: Se o nariz falasse, o que ele diria?
E o dente cariado? E os seus pés depois de você andar muito? E a barriga quando você come demais?
Após esta etapa, quando o grupo estiver bastante incentivado pedir que as crianças façam perguntas para as partes do corpo dos amigos.
Deixar que as crianças expressem suas idéias, pensamentos, elaborem suas frases, intervindo o menos possível – mas estimulando sempre, mostrando interesse na brincadeira.
Em um segundo momento o professor – dinamizador deve propor que a turma divida-se em grupos monte os quebra-cabeças das partes do corpo – Modelo em anexo.

 Deixar que os alunos montem e desmontem enquanto houver interesse.

 É interessante apresentar um cartaz com as partes do corpo e deixar fixo na sala de aula.

 Montar bonecos articulados com as crianças, fazendo-as pintar, e deixar que brinquem a vontade por algum tempo – Modelos em anexo.

Os Sentidos...

Já tendo explorado bastante as partes do corpo, observado no espelho, dançando, tocando-o, relaxando... Passar para a segunda fase do projeto: Explorar os sentidos.

·         Visão: Mostrar figuras coloridas pequenas, médias e grandes; figuras preta e brancas pequenas, médias e grandes; mostrar de longe, de perto, de muito perto – sempre perguntando o que estão vendo e como. Provocar os alunos para que percebam a importância da visão. E repetir a pergunta: Para que servem nossos olhos?

·         Audição: Brincar de identificar sons de instrumentos, da natureza,vozes, barulhos em geral; falar bem baixinho, falar alto, propor que todos sussurrem, gritem, fiquem em silêncio. Enfim, através de diversas brincadeiras provocar para que percebam a importância dos ouvidos e da audição. Repetir a pergunta: Para que servem nossos ouvidos?
·         Olfato: Brincar de distinguir diferentes cheiros de olhos vendados – Dizer cheiros que agradam e os que desagradam - provocando-os até perceberem a importância de nosso nariz, de nosso olfato.

·         Paladar: Brincar de provar diferentes tipos de alimentos de olhos vendados – provocando-os até perceberem a importância da língua, de nosso paladar.


·         Tato: Brincar de sentir diferentes texturas: algodão, lixa, esponja, água fria, água morna, gelo etc.) – provocando-os até perceberem a importância do tato, de sentir o toque. O professor pode criar uma caixa fechada com um buraco apenas para caber as mãos das crianças, e dentro dela devem conter diferentes materiais onde poderão tocar e dizer o que sentem se é macio ou áspero. Outra brincadeira legal é: de olhos fechados, descobrir em que parte dos eu corpo o colega está tocando.

Brincar com o corpo e com os sentidos...

O professor deve propiciar atividades diversas de Psicomotricidade:

·         Pular em um pé som ao ritmo de uma música;
·         Andar em cima de uma linha traçada no chão com uma bola na mão;
·         Subir e descer escadas ao ouvir determinados sons;
·         Engatinhar, saltar, com ritmo ou livremente;
·         Virar cambalhota com auxílio do professor em um colchonete;
·         Vestir e desvestir-se, com a roupa pedida, a cada ordem do professor;
·         Dançar em diferentes ritmos;
·         Pular entre bambolês;
·         Imitar animais;
·         Andar em curvas;
·         Arremessar e agarrar bolas;
·         Brincar de Chefinho mandou;
·         Brincar de Morto-Vivo;
·         Brincar de Estátua;
·         Brincar de cabra-cega;
·         E inúmeras outras atividades de acordo com a necessidade da turma, material disponível, tempo e desejo do professor...


Sugestões de Alguns Jogos de Trabalho com corpo e explorando os sentidos:

1 – Caçador de tartarugas:

Os jogadores dispersam-se pelo pátio: são as tartarugas. Ao sinal, o caçador sai correndo para pegar as tartarugas. Estas evitarão ser apanhadas deitando-se de costas, pernas e braços encolhidos, imitando tartaruga deitada de costas. Enquanto estiverem nesta posição, não poderão ser caçadas. O jogador que for apanhado será eliminado.


2 – Jogo das Cores:

Sentados em círculos, os alunos devem aguardar a indicação do professor.
Ao indicar uma cor, exemplo: verde – Todos devem sair correndo e tocar em algo da cor indicada.

3 – Me dá um abraço:

Os alunos devem estar distantes um do outro. Ao sinal especificado: Três palminhas dadas pelo professor, por exemplo, todos devem correr e encontrar um amigo para abraçar.

4 - Lobos e Carneirinhos:

Formação: Traçar no chão duas linhas afastadas cerca de 20 metros uma da outra. As crianças são divididas em dois grupos: lobos e Carneirinhos. Cada grupo se coloca atrás de uma linha. O grupo dos lobos fica de costas para o grupo dos Carneirinhos.

Desenvolvimento: Ao sinal do professor, os Carneirinhos saem a caminhar, o mais silenciosamente possível, em direção aos lobos. Quando estiverem bem próximo deles o professor diz: “Cuidado com os lobos”!Estes, então, voltam-se rapidamente em partem em perseguição aos Carneirinhos. Os Carneirinhos apanhados antes de alcançar a linha original ( de onde vieram) passam a ser lobos. Na repetição da brincadeira invertem-se os papéis.

Sugestão: Antes de proporcionar essa brincadeira, é interessante que se explore o que se sabe e se discuta sobre esses animais: Como são? Quem já viu um carneirinho? Quem já viu um lobo? Onde? Quando? Se viu, o que achou do animal? Vamos imitar um lobo? Vamos imitar um carneirinho?
O professor deve explorar o tema de acordo com o interesse das crianças.


5 - Onça Dorminhoca:

Formação: Formar com os alunos uma roda grande. Cada criança fica dentro de um pequeno círculo desenhado sob os pés, exceto uma que ficará no centro da roda, deitada de olhos fechados. Ela é a Onça dorminhoca.

Desenvolvimento: Todos os jogadores andam a vontade, saindo de seus lugares, exceto a onça dorminhoca que continua dormindo. Eles deverão desafiar a onça gritando-lhe: “Onça dorminhoca”! Inesperadamente, a onça acorda e corre para pegar um dos lugares assinalados no chão. Todas as outras crianças procuram fazer o mesmo. Quem ficar sem lugar será a nova Onça dorminhoca.

Sugestão: O professor poderá proporcionar um estudo sobre a onça, de acordo com o interesse das crianças: Quem já viu uma onça?
Aonde? Quando?
Como ela é? Como vive? O que come?
Quem quer imitá-la?
Confeccionar uma máscara de cartolina ou papelão para aquele que fará o papel da onça.
Partindo deste estudo, a criança, quando for desenvolver a atividade, criará um personagem seu relativo à brincadeira.
 

6 -  Corrida do Elefante:

Formação: As crianças andam à vontade pelo pátio. Uma delas separada utiliza um braço segurando com a mão a ponta do nariz e o outro braço passando pelo espaço vazio formado pelo braço. ( Imitando uma tromba de elefante).

Desenvolvimento: Ao sinal, o pegador sai a pegar os demais usando somente o braço que está livre ( O outro continua segurando o nariz). Quem for tocado transforma-se também em elefante, logo, em pegador, adotando a mesma posição. Será vencedor o último a ser preso.

Sugestão: As crianças, durante a brincadeira podem caminhar como um elefante.



Sempre é bom...

·         Trabalhar com parlendas, adivinhas, trava-línguas;
·         Desenhar livremente ou de maneira orientada – Exemplo: Desenhe seus olhos.
·         Trabalhar pesquisas. Deixar que as crianças recortem e colem diferentes figuras de corpo humano;
·         Usar as cantigas e brincadeiras de roda;
·         Modelar bonecos, procurando colocar todas as partes do corpo;

Para finalizar o projeto sugerimos a criação de um boneco do tamanho das crianças feito de sucata – Nomeá-lo, listar suas características de personalidade e caráter, cada parte do corpo que for sendo criada o professor aproveita para revisar tudo que já trabalharam.


Autoria: Patrícia Fonte
A importância do brincar com o corpo na Educação Infantil:

Durante muito tempo as creches, Pré-Escolas ou Jardim de Infâncias foram consideradas locais para deixar a criança com alguém de segurança para os pais poderem exercer seus trabalhos, ou, no máximo, um local para brincar. Hoje sabemos a importância e o papel pedagógico, educativo, social desta fase da criança.
Pesquisas demonstram que quando a escola é um ambiente altamente estimulante, onde possam ter como se explorar, imitar, olhar, escutar, expressar-se através de sua fala e em contato com crianças da mesma faixa etária, tendo a professora como facilitadora e orientadora, as crianças com menos de 6 anos desenvolvem sua inteligência de forma surpreendente.
A nós educadores cabe propiciar atividades diversificadas e criar ambientes educativos cada vez mais ricos e desafiadores.

"Brincar com crianças não é perder tempo, é ganhá-lo; se é triste ver meninos sem escola, mais triste ainda é vê-los sentados enfileirados em salas sem ar, com exercícios estéreis, sem valor para a formação do homem."
( Carlos Drumond de Andrade )

A brincadeira é o caminho do desenvolvimento cognitivo na infância. E é a partir da exploração do seu próprio corpo e  dos amigos que iniciam as construções  dos conhecimentos e habilidades principais. Em vez de impedí-las de brincar, o ideal é apresentar materiais que incentivem brincadeiras diversas e enriqueçam cada vez mais o processo ensino-aprendizagem.
 

COMBINADOS E REGRAS